Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47635
Tipo: Artigo de Evento
Título : Transdisciplinando o ensino de matemática: a renda de bilro na sala de aula
Autor : Santos, Maria José Costa dos
Mendes, Iran Abreu Mendes
Palabras clave : Renda;Matemática - ensino;Ensino
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Ind. Gráfica Dala's
Citación : SANTOS, Maria José Costa dos; MENDES, Iran Abreu. Transdisciplinando o ensino de matemática: a renda de bilro na sala de aula. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 1176-1182.
Resumen en portugués brasileño: Educadores matemáticos têm enfrentado, cada vez mais, o desafio de relacionar os conteúdos matemáticos com a vida social e cultural dos seus educandos, isso se dá por uma necessidade decorrente das novas formas de ensinar e de aprender já assinalada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática‐PCNM (Brasil, 1998). Portanto, se a matemática é parte integrante da cultura e a aprendizage se realiza a partir do já conhecido, então o saber cotidiano, a cultura popular, também precisam ser acionados no ensino da matemática. Objetivamos com essa pesquisa relacionar a renda de bilro com a matemática escolar, explorando conteúdos relacionados a simetria, isometria, propriedades de figuras geométricas, dentre outros conteúdos. Desse modo, buscamos uma abordagem teórico‐metodológica pautada na valorização do trabalho com atividades didáticas, na visão de Mendes (2008, 2009). Concluimos que não basta religar áreas disciplinares internas ao conhecimento científico, sendo necessário aproximar domínios de saberes identificados como opostos e contraditórios por força de um processo civilizacional pautado pela monocultura da mente.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47635
ISBN : 978‐612‐46647‐2‐4
Aparece en las colecciones: LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_mjcsantos2.pdf403,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.