Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Mendes, Iran Abreu Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T13:39:48Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T13:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos; MENDES, Iran Abreu. Transdisciplinando o ensino de matemática: a renda de bilro na sala de aula. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 1176-1182. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978‐612‐46647‐2‐4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47635 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ind. Gráfica Dala's | pt_BR |
dc.subject | Renda | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Transdisciplinando o ensino de matemática: a renda de bilro na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Educadores matemáticos têm enfrentado, cada vez mais, o desafio de relacionar os conteúdos matemáticos com a vida social e cultural dos seus educandos, isso se dá por uma necessidade decorrente das novas formas de ensinar e de aprender já assinalada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática‐PCNM (Brasil, 1998). Portanto, se a matemática é parte integrante da cultura e a aprendizage se realiza a partir do já conhecido, então o saber cotidiano, a cultura popular, também precisam ser acionados no ensino da matemática. Objetivamos com essa pesquisa relacionar a renda de bilro com a matemática escolar, explorando conteúdos relacionados a simetria, isometria, propriedades de figuras geométricas, dentre outros conteúdos. Desse modo, buscamos uma abordagem teórico‐metodológica pautada na valorização do trabalho com atividades didáticas, na visão de Mendes (2008, 2009). Concluimos que não basta religar áreas disciplinares internas ao conhecimento científico, sendo necessário aproximar domínios de saberes identificados como opostos e contraditórios por força de um processo civilizacional pautado pela monocultura da mente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mjcsantos2.pdf | 403,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.