Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47582
Tipo: Resumo
Título: O agênero e a moda: encontro que fomenta um novo mercado em Fortaleza
Autor(es): Almeida, Beatriz Cordeiro Bezerra
Rêgo, Bárbara Cavalcante
Mendonça, Marianna Calixto
Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Palavras-chave: Moda;Agênero;Fortaleza
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALMEIDA, Beatriz Cordeiro Bezerra et al. O agênero e a moda: encontro que fomenta um novo mercado em Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Observando um movimento global de inclinação para o consumo de moda agênero, esse artigo possui o intuito de pesquisar e analisar como a relação entre moda agênero e mercado tem se estabelecido na cidade de Fortaleza. O artigo discute, primeiramente, o significado de agênero – tema que abre espaço para debate sobre identidade e alteridades. Posteriormente, foram analizadas peculiaridades sobre o movimento agênero e seus signos em relação ao vestuário. Proveniente do Programa de Educação Tutorial do curso de Design-Moda da UFC, esta pesquisa de iniciação científica possui como objetivo compreender o mercado de moda agênero na cidade de Fortaleza e entender o porquê de marcas locais lançarem tal proposta. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica, questionário e entrevistas realizadas por e-mail com os responsáveis de três marcas fortalezenses que seguem o conceito agênero na sua produção. Butler (2004, p.69) aponta as dualidades sobre normas de gênero, definidos pelo feminino e masculino, sem desprezar que a existência daqueles que transcendem essa norma. A autora também reforça que tal binarismo entre os gêneros é cada vez mais entendido como forma de multiplicar a definição de gênero. De acordo com Bell (2012, p.2), existem indivíduos que não se encaixam nas distinções binárias entre sexo e gênero propostos pela sociedade, o que influencia suas relações em termos de status, códigos e documentação. Nesse contexto, encontramos a proposta de um gênero fluido, sem identificação com o feminino ou masculino, denominado agênero, agender, genderless, entre outras denominações. A pesquisa mostrou como resultados parciais que o Ceará tem conquistado espaço nesse mercado promissor e apesar de ainda estar em um estágio tímido, as pessoas têm estado mais abertas a conhecer e a adotar essa ideia, sendo acolhidas pela iniciativa de alguns empreendedores locais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47582
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bcbalmeida.pdf49,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.