Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47526
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | O ensino de física com a utilização da modelagem matemática computacional aplicada a educação com o software Modellus |
Autor : | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Santana, José Rogério Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Matemática - Ensino;Processo ensino-aprendizagem;Modelos de ensino |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio. O ensino de física com a utilização da modelagem matemática computacional aplicada a educação com o software Modellus. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de (orgs.). Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 151-174. |
Resumen en portugués brasileño: | Um modelo matemático pode ser um sistema de equações cuja solução, dado um conjunto de dados de entrada, é representativa da resposta de um processo. Desta forma, ele é a abstração matemática de um processo real. A equação ou o conjunto de equações que compõem o modelo é aproximações deste processo. Dessa forma, o modelo não pode incorporar todas as características, tanto macroscópicas quanto microscópicas, de um sistema real. Um dos propósitos apresentados por modelos matemáticos computacionais é gerar simulações de um determinado sistema de processos. A simulação computacional é a obtenção da resposta temporal das variáveis de interesse (variáveis dependentes) de um modelo, quando se excita suas variáveis de entrada com valores desejados e se defi nem os valores das condições iniciais das variáveis dependentes. Desta forma, pode-se gerar a partir de determinados modelos, simulações de fenômenos físicos representados em animações computacionais a partir de softwares de modelização e utiliza-los como recursos de aprendizagem em alguns conteúdos. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47526 |
ISBN : | 978-85-7282-573-3 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_fhlvasconcelos.pdf | 378,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.