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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47526
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.contributor.author | Santana, José Rogério | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T17:58:26Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07T17:58:26Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio. O ensino de física com a utilização da modelagem matemática computacional aplicada a educação com o software Modellus. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de (orgs.). Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 151-174. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-573-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47526 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelos de ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de física com a utilização da modelagem matemática computacional aplicada a educação com o software Modellus | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um modelo matemático pode ser um sistema de equações cuja solução, dado um conjunto de dados de entrada, é representativa da resposta de um processo. Desta forma, ele é a abstração matemática de um processo real. A equação ou o conjunto de equações que compõem o modelo é aproximações deste processo. Dessa forma, o modelo não pode incorporar todas as características, tanto macroscópicas quanto microscópicas, de um sistema real. Um dos propósitos apresentados por modelos matemáticos computacionais é gerar simulações de um determinado sistema de processos. A simulação computacional é a obtenção da resposta temporal das variáveis de interesse (variáveis dependentes) de um modelo, quando se excita suas variáveis de entrada com valores desejados e se defi nem os valores das condições iniciais das variáveis dependentes. Desta forma, pode-se gerar a partir de determinados modelos, simulações de fenômenos físicos representados em animações computacionais a partir de softwares de modelização e utiliza-los como recursos de aprendizagem em alguns conteúdos. [...] | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2013_capliv_fhlvasconcelos.pdf | 378,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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