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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Brandão, Maria de Lourdes Peixoto | - |
dc.contributor.author | Bezerra, José Arimatéa Barros | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T10:40:55Z | - |
dc.date.available | 2019-11-06T10:40:55Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, José Arimatéa Barros. Comer na escola: significados e implicações. Orientação: Maria de Lourdes Peixoto Brandão. 2002. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456. Acesso em: 2 maio 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456 | - |
dc.description | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCCs, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alimentação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Comer na escola: significados e implicações | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar, como prática concreta e como discurso, adquire no contexto (cotidiano escolar e práticas alimentares da comunidade) da escola pública de ensino fundamental. Buscou-se explicitar os significados presentes nas representações sociais que os sujeitos da escola elaboram sobre a merenda escolar e nas práticas cotidianas relacionadas a essa atividade. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos sócio-antropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Com esse estudo, conclui-se que as representações sociais sobre a merenda escolar, elaboradas pelos profissionais da escola, gera um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar. Ademais, as práticas relacionadas à merenda escolar atuam como elemento curricular de reforço à submissão dos alunos e tendem a naturalizar a situação de exclusão.em que a maioria deles se encontra. Constatou-se ainda que não se sustenta a afirmação de que a merenda é o principal motivo da freqüência do aluno à escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2002_tese_jabbezerra.pdf | 146,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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