Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrandão, Maria de Lourdes Peixoto-
dc.contributor.authorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.date.accessioned2019-11-06T10:40:55Z-
dc.date.available2019-11-06T10:40:55Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationBEZERRA, José Arimatéa Barros. Comer na escola: significados e implicações. Orientação: Maria de Lourdes Peixoto Brandão. 2002. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456. Acesso em: 2 maio 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCCs, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleComer na escola: significados e implicaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar, como prática concreta e como discurso, adquire no contexto (cotidiano escolar e práticas alimentares da comunidade) da escola pública de ensino fundamental. Buscou-se explicitar os significados presentes nas representações sociais que os sujeitos da escola elaboram sobre a merenda escolar e nas práticas cotidianas relacionadas a essa atividade. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos sócio-antropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Com esse estudo, conclui-se que as representações sociais sobre a merenda escolar, elaboradas pelos profissionais da escola, gera um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar. Ademais, as práticas relacionadas à merenda escolar atuam como elemento curricular de reforço à submissão dos alunos e tendem a naturalizar a situação de exclusão.em que a maioria deles se encontra. Constatou-se ainda que não se sustenta a afirmação de que a merenda é o principal motivo da freqüência do aluno à escola.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_tese_jabbezerra.pdf146,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.