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Tipo: TCC
Título : Condições socioeconômicas e proficiência de leitura e aprendizagem - A realidade dos estudantes de Biblioteconomia da UFC
Autor : Camurça, Tatiana Apolinário
Tutor: Cysne, Maria do Rosário Fátima Portela
Palabras clave : Aprendizagem;Leitura (Ensino Superior);Estudantes Universitários - Ceará;Estudantes universitários - Condições sociais;Pesquisa Econômica;Pesquisa Sociológica;Biblioteconomia - Pesquisa
Fecha de publicación : 2007
Citación : CAMURÇA, Tatiana Apolinário. Condições socioeconômicas e proficiência de leitura e aprendizagem - A realidade dos estudantes de Biblioteconomia da UFC. 2007. 141f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2007.
Resumen en portugués brasileño: Monografia de graduação com estudo exploratório que identifica a influência da situação socioeconômica no nível de compreensão da leitura acadêmica dos discentesdo 1°, 2°, 5° e 7° semestres do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundamenta-se na abordagem do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC de Lefêvre e Lefêvre e na teoria das representações sociais e coletivas que possibilitou desenvolver uma reflexão sobre o pensar do conjunto de professores e alunos sobre um dos possíveis determinantes do desempenho acadêmico ao mesmo tempo em que proporcionou se obter uma leitura individual da opinião de cada participante da pesquisa. A aplicação de questionário aos estudantes, a realização de entrevistas com os professores e a analise de pesquisa realizada pela UFC sobre as condições socioeconômicas dos alunos possibilitou: (a) identificar o predomínio de uma compreensão textual insuficiente ao nível exigido para aprendizagem acadêmica e (b) aponta a interferência limitante, mas, não determinante de fatores socioeconômicos acusados de proporcionar o afastamento dos discentes de ambientes de leitura e aprendizagem em suas trajetórias escolares, fragilizando a aprendizagem no ensino superior.
Abstract: Monograph of graduation with exploratory study which identifies the influence of socioeconomic situation in the levei of comprehension Of academic reading of students of 1st, 2nd, 5th and 7th semesters of Course of Libranship da Universidade "Libraryteconomy" of Based upon on approaching of Colective Subject of Speech - CSS of'Lefêre and Lefére and on theory of social representations and collectives that provided to develop a reflection about the thought of professors and students regarding of possible determination of academic performance at the same time that provided to get a individual reading (understanding) of each participant's opinion a of research. The application of questionnaire to students, the realization of enterviews with professors and the analysis of the research accomplished by UFC under the conditions socioeconomics of students provided: (a) identify the predominacy of an insuficient comprehension to the required levei for academic learning and (b) shows limitant interference, but, not determinant of socioeconomic factors accused to provide the repelling of students of ambient of reading and learning in their school trajectories, weakening the learning in the high school.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47429
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