Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47385
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática |
Autor : | Bezerra, Hanna Marry Viana Pereira, Ana Carolina Costa |
Palabras clave : | Navegação - Instrumento;Matemática;Ensino |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | BEZERRA, Hanna Marry Viana; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 19-23 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. |
Resumen en portugués brasileño: | O quadrante é um dos mais antigos instrumentos de navegação e é anterior até mesmo ao astrolábio e a balestilha. Formado por um quarto de círculo dividido em noventa partes, tinha como principal finalidade medir a distância percorrida através do ângulo de inclinação da Estrela Polar. Esse estudo tem o intuito de, a partir da construção e utilização do quadrante, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento. Inicialmente foi realizado um estudo do quadrante observando seus aspectos históricos. Estamos agora estudando a sua construção e analisando a matemática implícita nessa construção. Nosso intuito com esse trabalho é contribuir para o aumento de pesquisas que envolvam métodos diferenciados de ensino, principalmente para a área de formação inicial dos professores de Matemática. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47385 |
ISSN : | 2359 1765 |
Aparece en las colecciones: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_hmvbezerra.pdf | 661,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.