Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47385
Tipo: Artigo de Evento
Título: Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática
Autor(es): Bezerra, Hanna Marry Viana
Pereira, Ana Carolina Costa
Palavras-chave: Navegação - Instrumento;Matemática;Ensino
Data do documento: 2014
Citação: BEZERRA, Hanna Marry Viana; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 19-23 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Resumo: O quadrante é um dos mais antigos instrumentos de navegação e é anterior até mesmo ao astrolábio e a balestilha. Formado por um quarto de círculo dividido em noventa partes, tinha como principal finalidade medir a distância percorrida através do ângulo de inclinação da Estrela Polar. Esse estudo tem o intuito de, a partir da construção e utilização do quadrante, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento. Inicialmente foi realizado um estudo do quadrante observando seus aspectos históricos. Estamos agora estudando a sua construção e analisando a matemática implícita nessa construção. Nosso intuito com esse trabalho é contribuir para o aumento de pesquisas que envolvam métodos diferenciados de ensino, principalmente para a área de formação inicial dos professores de Matemática.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47385
ISSN: 2359 1765
Aparece nas coleções:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_hmvbezerra.pdf661,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.