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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47249
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Do metateatro ao procedimento ou metateatro como procedimento |
Título em inglês: | Metatheatre to the procedure or procedure as metatheatre |
Autor(es): | Fonseca, José Flávio Gonçalves da |
Palavras-chave: | Ética;Teatro |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUEPG |
Citação: | FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Do metateatro ao procedimento ou metateatro como procedimento. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 24.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 2., 10-14 nov. 2014, Ponta Grossa (PR). Anais... Ponta Grossa (PR): EdUEPG, 2014. Tema: Arte-Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender. |
Resumo: | O seguinte trabalho buscou refletir a cerca do caminho construído a partir da investigação realizada com alunos da escola de ensino médio Liceu do Conjunto Ceará: uma démarche artística e pedagógica traçada no processo de montagem do texto teatral “Herzer”, de Márcia Oliveira, adaptação do livro “A queda para o alto” de Sandra Mara Herzer. Para tanto, foi trazido para a cena dispositivos do teatro contemporâneo no intuito de se estabelecer procedimentos pedagógicos. Nesse sentido, a metateatralidade se mostrou um potente mecanismo de revelação da teatralidade, estabelecido enquanto procedimento, oportunizando com isso o estabelecimento de novos modos de percepção nos estudantes, tanto no que diz respeito ao teatro, como também a sua própria realidade |
Abstract: | The following study sought to reflect about the path constructed from research conducted with students of the secondary school Liceu do Conjunto Ceará: an artistic and pedagogical demarche traced the assembly process of the theatrical text " Herzer" of Marcia Oliveira , adaptation of book "A queda para o alto" of Sandra Mara Herzer . Therefore, it was brought to the devices of contemporary theater scene in order to establish pedagogical procedures. In this sense, metatheatricality proved a potent mechanism for development of theatricality, established as a procedure, giving opportunities with it the establishment of new modes of perception in students, both with regard to the theater, as well as its own reality. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47249 |
ISSN: | 2358-7423 |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Trabalhos apresentados em eventos |
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