Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46941
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A construção de laços afetivos na educação infantil: considerações téoricas possíveis |
Autor(es): | Silva, Carla Camila da Silva, Denize de Melo Maciel, Antonia Kátia Soares Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação infantil;Laços afetivos;Ensino |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UERN |
Citação: | SILVA, Carla Camila da; SILVA, Denize de Melo; MACIEL, Antonia Kátia Soares; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. A construção de laços afetivos na educação infantil: considerações téoricas possíveis. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. |
Resumo: | O referido artigo se propôs a apresentar a construção de laços afetivos como base para a educação infantil, entendendo que não há como garantir êxito à aprendizagem da criança se a prática de ensino aprendizagem se desvincula da afetividade e da construção desses laços dentro e fora da sala de aula. Com intento de alcançar o objetivo, foi analisado que por meio da criação de laços afetivos, adquiriremse mudanças significativas no comportamento das relações professor-aluno e aluno-professor, compreendeu que a escola é um meio responsável pela personalidade da criança, ressaltando o docente enquanto facilitador e mediador nesse processo educacional. Para tanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica respaldada nas contribuições de nos autores que fazem referência na temática aplicada, tais como: Guiotti (2011); Saltini e Cavenaghi (2014); Silva e Abreu (2015); Almeida (2008); Sabino (2012); Browne (2010); Arribas (2004). A metodologia tem uma abordagem qualitativa visando um conhecimento global acerca da temática, centrada no estudo da arte contribuindo para a ampliação das percepções afetivas na educação infantil, estabelecendo importantes constructos teóricos para a prática docente nessa modalidade de ensino. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46941 |
ISBN: | 978-85-61693-24-4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_ccsilva.pdf | 326,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.