Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46786
Type: Capítulo de Livro
Title: Línguas estrangeiras: histórico e currículos
Authors: Melo, Ticiana Telles
Keywords: Línguas estrangeiras;Competência Comunicativa;Besse (1980)
Issue Date: 2005
Publisher: Editora UFC
Citation: MELO, Ticiana Telles. Línguas estrangeiras: histórico e currículos. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 499-517.
Abstract in Brazilian Portuguese: O acesso às línguas estrangeiras permite ao aluno ou ao grupo de alunos o desenvolvimento de capacidades e habilidades, que sempre foram importantes ao longo da história, mas que,em nossos dias, tem seu valor estudado e expresso em termos de pesquisas da sociologia da educa­ção. A língua estrangeira pode representar a descoberta da uma nova linguagem (cujos interesses e desafios não se li­mitam aos signos lingüísticos, mas também aos referentes gestuais, simbólicos e culturais), uma forma de expressão cultural diferente daquela a que somos expostos enquanto falantes de língua materna e a construção da competência comunicativa. O termo de competência comunicativa surge no pano­rama do ensino de línguas estrangeiras na década de 1980. Besse (1980, p.42) afirma que esse conceito foi proposto para "designar o conhecimento, geralmente implícito, das regras psicológicas,sociais e culturais que determinam as interações lingüísticas de uma determinada comunidade situada social­mente." Essa capacidade que tem o usuário de empregar ade­quadamente a língua nas diversas situações de comunicação lhe permite a inserção em grupos sociais distintos e variados, promovendo a comunicação em diferentes meios sociais,por­tanto uma inserção cultural se mostra subjacente. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46786
ISBN: 85 7282 188 0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_capliv_ttmelo.pdf4,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.