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dc.contributor.authorMelo, Ticiana Telles-
dc.date.accessioned2019-10-15T14:44:09Z-
dc.date.available2019-10-15T14:44:09Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMELO, Ticiana Telles. Línguas estrangeiras: histórico e currículos. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 499-517.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46786-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectCompetência Comunicativapt_BR
dc.subjectBesse (1980)pt_BR
dc.titleLínguas estrangeiras: histórico e currículospt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acesso às línguas estrangeiras permite ao aluno ou ao grupo de alunos o desenvolvimento de capacidades e habilidades, que sempre foram importantes ao longo da história, mas que,em nossos dias, tem seu valor estudado e expresso em termos de pesquisas da sociologia da educa­ção. A língua estrangeira pode representar a descoberta da uma nova linguagem (cujos interesses e desafios não se li­mitam aos signos lingüísticos, mas também aos referentes gestuais, simbólicos e culturais), uma forma de expressão cultural diferente daquela a que somos expostos enquanto falantes de língua materna e a construção da competência comunicativa. O termo de competência comunicativa surge no pano­rama do ensino de línguas estrangeiras na década de 1980. Besse (1980, p.42) afirma que esse conceito foi proposto para "designar o conhecimento, geralmente implícito, das regras psicológicas,sociais e culturais que determinam as interações lingüísticas de uma determinada comunidade situada social­mente." Essa capacidade que tem o usuário de empregar ade­quadamente a língua nas diversas situações de comunicação lhe permite a inserção em grupos sociais distintos e variados, promovendo a comunicação em diferentes meios sociais,por­tanto uma inserção cultural se mostra subjacente. [...]pt_BR
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