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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Ticiana Telles | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T14:44:09Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T14:44:09Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ticiana Telles. Línguas estrangeiras: histórico e currículos. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 499-517. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46786 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Línguas estrangeiras | pt_BR |
dc.subject | Competência Comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Besse (1980) | pt_BR |
dc.title | Línguas estrangeiras: histórico e currículos | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O acesso às línguas estrangeiras permite ao aluno ou ao grupo de alunos o desenvolvimento de capacidades e habilidades, que sempre foram importantes ao longo da história, mas que,em nossos dias, tem seu valor estudado e expresso em termos de pesquisas da sociologia da educação. A língua estrangeira pode representar a descoberta da uma nova linguagem (cujos interesses e desafios não se limitam aos signos lingüísticos, mas também aos referentes gestuais, simbólicos e culturais), uma forma de expressão cultural diferente daquela a que somos expostos enquanto falantes de língua materna e a construção da competência comunicativa. O termo de competência comunicativa surge no panorama do ensino de línguas estrangeiras na década de 1980. Besse (1980, p.42) afirma que esse conceito foi proposto para "designar o conhecimento, geralmente implícito, das regras psicológicas,sociais e culturais que determinam as interações lingüísticas de uma determinada comunidade situada socialmente." Essa capacidade que tem o usuário de empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação lhe permite a inserção em grupos sociais distintos e variados, promovendo a comunicação em diferentes meios sociais,portanto uma inserção cultural se mostra subjacente. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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