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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, José Alex Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T15:19:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-03T15:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Alex Soares. A noção de habitus e o currículo em ação: apreendendo conceitos e interpretando práticas. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 305-324. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46463 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | A noção de habitus | pt_BR |
dc.subject | Bourdieu | pt_BR |
dc.subject | Bogdan e Biklen | pt_BR |
dc.title | A noção de habitus e o currículo em ação: apreendendo conceitos e interpretando práticas | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A noção de habitus re-elaborada por Bourdieu é um velho conceito da tradição aristotélico-tomista que foi completamente repensada pelo sociólogo francês. Nesse sentido, o objetivo deste estudo se define pela discussão sobre o traçado sinuoso que essa noção percorreu na efetuação de sua re-elaboração; além da compreensão de uma prática curricular específica mediada pelos elementos teóricos que tal noção fornece. Na tentativa de empreender uma perscrutação com grau de coerência teórico-metodológica defensável realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa. A abordagem que fundamenta o método aqui apresentado, de acordo com Bogdan e Biklen (1994, p. 16), assume uma perspectiva qualitativa por serem os dados coletados [...) ricos em pormenores descritivos relativamente a pessoas,locais e conversas [...). As questões a investigar não se estabelecem mediante operacionalização de variáveis,sendo, outrossim, formuladas como objetivo de investigar os fenômenos em toda a sua complexidade e em um contexto natural[...). Os indivíduos que fazem investigação qualitativa[...] privilegiam,essencialmente, a compreensão dos comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação[...]. RecoIhem normalmente os dados em função de um contato aprofundado com os indivíduos, nos seus contextos ecológicos naturais. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2005_capliv_jassantos.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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