Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337
Type: | TCC |
Title: | Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
Authors: | Silva, Suelen Paulina Duarte da |
Advisor: | Lima, Mariana Monteiro Xavier de |
Keywords: | Criança;Ensino-aprendizagem da matemática;Design de jogos;Fração |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337 |
Appears in Collections: | DESIGN - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_spdsilva.pdf | 22,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.