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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Mariana Monteiro Xavier de-
dc.contributor.authorSilva, Suelen Paulina Duarte da-
dc.date.accessioned2019-10-01T15:06:21Z-
dc.date.available2019-10-01T15:06:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.titleOps! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fraçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática.pt_BR
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