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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Mariana Monteiro Xavier de | - |
dc.contributor.author | Silva, Suelen Paulina Duarte da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T15:06:21Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T15:06:21Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Fração | pt_BR |
dc.title | Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_tcc_spdsilva.pdf | 22,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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