Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Isabel Magda Said Pierre | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T12:58:52Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T12:58:52Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. Atuação e formação profissional do Pedagogo: reflexões contemporâneas. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 245-264. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46321 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Possibilidade de atuação e formação do Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Mundo contemporâneo | pt_BR |
dc.title | Atuação e formação profissional do Pedagogo: reflexões contemporâneas | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste texto é discutir a possibilidade de atuação e formação do pedagogo diante dos impasses que se apresentam para sua profissão. O interesse por essa temática decorre dos estudos realizados no curso de graduação de Pedagogia,cujo trabalho monográfico realizado por ocasião do final de curso intitulou-se: "A atuação do pedagogo em ambientes não escolares: um estudo de caso no Hospital Sarah Kubitschek 1". O aprofundamento desse estudo vem ocorrendo no âmbito do Núcleo de Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará- UFC. Nos últimos anos, o debate concernente à atuação e formação dos profissionais da Educação têm sido intenso. As políticas educacionais implementadas,sobretudo,a partir da década de 1990, atingiram a organização do trabalho do pedagogo e das escolas, provocando diferentes impactos e adoção de novas posturas por parte dos di ferentes setores ligados a esta categoria profissional. Esta discussão está atrelada às transformações do mundo contemporâneo advindas da mundialização da economia e dos novos sistemas de organização do trabalho que impõem um novo paradigma para a Educação, o qual ultrapassa os muros das escolas e se consubstancia na própria abrangência que o termo suscita. Assim, à medida que a sociedade se tornou complexa,surgiu a necessidade de expandir as intervenções e ações educativas nos diferentes contextos, apontando para o pedagogo novos desafios de atuação. A importância da prática pedagógica em espaços não escolares é reconhecida em Ramal (2002,p.1) que assinala: No mundo atual a tarefa do pedagogo se modifica e sua profissão se torna estratégica. Ao contrário de outras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_imspcarneiro.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.