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dc.contributor.authorCarneiro, Isabel Magda Said Pierre-
dc.date.accessioned2019-10-01T12:58:52Z-
dc.date.available2019-10-01T12:58:52Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. Atuação e formação profissional do Pedagogo: reflexões contemporâneas. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 245-264.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46321-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectPossibilidade de atuação e formação do Pedagogopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectMundo contemporâneopt_BR
dc.titleAtuação e formação profissional do Pedagogo: reflexões contemporâneaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste texto é discutir a possibilidade de atuação e formação do pedagogo diante dos impasses que se apresentam para sua profissão. O interesse por essa temática decorre dos estudos realizados no curso de gradu­ação de Pedagogia,cujo trabalho monográfico realizado por ocasião do final de curso intitulou-se: "A atuação do pedagogo em ambientes não escolares: um estudo de caso no Hospital Sarah Kubitschek 1". O aprofundamento desse estudo vem ocorrendo no âmbito do Núcleo de Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Edu­cação da Universidade Federal do Ceará- UFC. Nos últimos anos, o debate concernente à atuação e formação dos profissionais da Educação têm sido intenso. As políticas educacionais implementadas,sobretudo,a partir da década de 1990, atingiram a organização do trabalho do pedagogo e das escolas, provocando diferentes impactos e adoção de novas posturas por parte dos di ferentes setores ligados a esta categoria profissional. Esta discussão está atrelada às transformações do mundo contemporâneo advindas da mundialização da eco­nomia e dos novos sistemas de organização do trabalho que impõem um novo paradigma para a Educação, o qual ultrapassa os muros das escolas e se consubstancia na pró­pria abrangência que o termo suscita. Assim, à medida que a sociedade se tornou complexa,surgiu a necessidade de expandir as intervenções e ações educativas nos dife­rentes contextos, apontando para o pedagogo novos desa­fios de atuação. A importância da prática pedagógica em espaços não escolares é reconhecida em Ramal (2002,p.1) que assinala: No mundo atual a tarefa do pedagogo se modifica e sua profissão se torna estratégica. Ao contrário de ou­tras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. [...]pt_BR
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