Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46227
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | E o livro didático de matemática, como vai? |
Autor : | Brandão, Jorge Carvalho Rocha, Elizabeth Matos Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Educação;Elaboração do livro didático;Qualidade do livro didático;Ensino de matemática |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | BRANDÃO, Jorge Carvalho; ROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio. E o livro didático de matemática, como vai? In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 82-103. |
Resumen en portugués brasileño: | o livro didático, doravante LD, se constitui fonte de acesso ao saber científico e institucionalizado pela escola e que pela sua ampla utilização, como fonte de informação que favorece o processo de ensino/aprendizagem, se mostra recurso didático consolidado justamente por resistir às várias mudanças de cunho teórico e tecnológico ocorridos na educação nas últimas décadas (PAIS, 2006). Considerando que o LD é esse recurso pedagógico tão utilizado pelo professor na sua sala de aula, convém fazer ao menos duas perguntas dentre tantas outras igualmente importantes: Quais são as características de um bom LD? Como preparar o professor, em termos de sua formação, para identificar essas características e garantir, assim, a escolha de um bom LD para seus alunos durante o ano letivo, evitando ao máximo o atributo de descartável? Este artigo se propõe desenvolver respostas pautadas em pesquisas sobre essa temática no sentido de construir um aporte teórico que torne consistente uma discussão sobre um LD em particular: o de Matemática. As diretrizes do Plano Nacional do Livro Didático disponibilizam um conjunto de informações que ajudam a compor um livro didático e que passam pela ilustração, abordagens conceituais, aspectos linguísticos e níveis de argumentação. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46227 |
ISBN : | 978-85-7282-437-8 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_capliv_jcbrandãoemrocha.pdf | 9,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.