Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45913
Type: Artigo de Periódico
Title: Os sertões: gênese e apocalipse
Authors: Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de
Keywords: Conselheiro, Antonio, 1828-1897;Brasil - História - Guerra de Canudos, 1897;Cunha, Euclides da, 1866-1909. Os Sertões;Literatura brasileira
Issue Date: 2002
Publisher: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citation: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de. Os sertões: gênese e apocalipse. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
Abstract in Brazilian Portuguese: A conferência detém-se em duas margens possíveis de aproximação à obra Os sertões de Euclides da Cunha: sua gênese, representada pelo análise não só do próprio texto como dos escritos e das pesquisas dos autor anteriores, contemporâneos e posteriores à sua viagem testemunhal ao chamado "teatro da guerra" da Campanha de Canudos; e o apocalipse, ou seja, a repercussão na consciência nacional e, mesmo, estrangeira, das dimensões do drama vivido em Canudos, a Belo Monte dos conselheiristas, através do livro vingador de Euclides.
Abstract: The conference attains itself to two possible bounds of approximation to Euclides da Cunha Rebellion in the backlands - Os sertões: its genesis, represented by the analysis of the text itself, as weel as of the author's writings and researches, prior to, contemporary to and after his testimonal trip to the war scenery of the Canudos Campaign; and the apocalypse, which means, the effects on the national conscience and, though foreing, the dimensions of the drama lived in Canudos, the counselor's Belo Monte, depicted in the "avening book" by Euclides da Cunha.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45913
ISSN: 1517-7874
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_art_amrmgutierrez.pdf145,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.