Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905
Type: Capítulo de Livro
Title: Conscientização como processo de libertação
Authors: Ribeiro, Marco Aurélio de Patrício
Keywords: Conscientização;Educação;Método Paulo Freire;Libertação e educação
Issue Date: 2010
Publisher: Edições UFC
Citation: RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Conscientização como processo de libertação. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 62-77.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste artigo é compreender o termo conscientização, bastante utilizado por Paulo Freire. Este conceito tem quase 40 anos, mas ainda enseja controvérsias de interpretação. O termo conscientização é subjetivo, assim como o vocábulo autonomia; ambos são ainda imprecisos, mas apontam para uma linha de pensamento que evolui e se atualiza. Ambos os conceitos têm sua raiz nas preocupações básicas do educador durante sua prática pedagógica. Uma destas preocupações de Paulo Freire foi com a alfabetização de adultos. Suas propostas para a superação deste problema surgiu de uma análise crítica realizada, por ele e demais educadores progressistas, do modelo de escola existente e respaldado pelo sistema nas décadas de 1940 a 1960. As críticas de Paulo Freire ao modelo, que chamou de pedagogia tradicional, tornam-se o alicerce de onde emergem novas concepções pedagógicas, desencadeando práticas educativas chamadas progressistas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905
ISBN: 978-85-7282-389-0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_capliv_mapribeiro.pdf9,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.