Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Conscientização como processo de libertação |
Authors: | Ribeiro, Marco Aurélio de Patrício |
Keywords: | Conscientização;Educação;Método Paulo Freire;Libertação e educação |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Conscientização como processo de libertação. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 62-77. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste artigo é compreender o termo conscientização, bastante utilizado por Paulo Freire. Este conceito tem quase 40 anos, mas ainda enseja controvérsias de interpretação. O termo conscientização é subjetivo, assim como o vocábulo autonomia; ambos são ainda imprecisos, mas apontam para uma linha de pensamento que evolui e se atualiza. Ambos os conceitos têm sua raiz nas preocupações básicas do educador durante sua prática pedagógica. Uma destas preocupações de Paulo Freire foi com a alfabetização de adultos. Suas propostas para a superação deste problema surgiu de uma análise crítica realizada, por ele e demais educadores progressistas, do modelo de escola existente e respaldado pelo sistema nas décadas de 1940 a 1960. As críticas de Paulo Freire ao modelo, que chamou de pedagogia tradicional, tornam-se o alicerce de onde emergem novas concepções pedagógicas, desencadeando práticas educativas chamadas progressistas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905 |
ISBN: | 978-85-7282-389-0 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_capliv_mapribeiro.pdf | 9,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.