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dc.contributor.authorRibeiro, Marco Aurélio de Patrício-
dc.date.accessioned2019-09-19T12:44:56Z-
dc.date.available2019-09-19T12:44:56Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Conscientização como processo de libertação. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 62-77.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-389-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMétodo Paulo Freirept_BR
dc.subjectLibertação e educaçãopt_BR
dc.titleConscientização como processo de libertaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é compreender o termo conscientização, bastante utilizado por Paulo Freire. Este conceito tem quase 40 anos, mas ainda enseja controvérsias de interpretação. O termo conscientização é subjetivo, assim como o vocábulo autonomia; ambos são ainda imprecisos, mas apontam para uma linha de pensamento que evolui e se atualiza. Ambos os conceitos têm sua raiz nas preocupações básicas do educador durante sua prática pedagógica. Uma destas preocupações de Paulo Freire foi com a alfabetização de adultos. Suas propostas para a superação deste problema surgiu de uma análise crítica realizada, por ele e demais educadores progressistas, do modelo de escola existente e respaldado pelo sistema nas décadas de 1940 a 1960. As críticas de Paulo Freire ao modelo, que chamou de pedagogia tradicional, tornam-se o alicerce de onde emergem novas concepções pedagógicas, desencadeando práticas educativas chamadas progressistas. [...]pt_BR
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