Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45800
Type: Capítulo de Livro
Title: A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa
Authors: Leal, Abniza Pontes de Barros
Lopes, Lucineide Matos
Keywords: Gênero textual;Interacionismo sociodiscursivo;Sujeito leitor;Competência sociodiscursiva
Issue Date: 2018
Publisher: Pontes Editores
Citation: LEAL, Abniza Pontes de Barros; LOPES, Lucineide Matos. A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa. In: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 33-55.
Abstract in Brazilian Portuguese: A função social da leitura tem motivado constantes estudos em que a sala de aula e os livros didáticos são espaços para investigações acerca das contribuições na formação de um leitor crítico. Nesse contexto, este trabalho se constitui um recorte feito sobre a constituição do sujeito leitor partir da orientação dada por Livro Didático de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio à leitura de anúncios publicitários. A escolha por este gênero deve-se ao fato de ele ser muito presente na vida dos cidadãos e exigir que a intencionalidade do anunciante seja não somente compreendida, mas também questionada pelos receptores destes textos. É, assim, motivo suficiente para que a escola, a partir de recursos didáticos como os do livro didático, oportunize a que o aluno seja um leitor que assuma com criticidade a compreensão de anúncios.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45800
ISBN: 978-85-217-0031-9
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_capliv_apbleallmlopes.pdf17,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.