Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Abniza Pontes de Barros | - |
dc.contributor.author | Lopes, Lucineide Matos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-16T11:28:35Z | - |
dc.date.available | 2019-09-16T11:28:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Abniza Pontes de Barros; LOPES, Lucineide Matos. A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa. In: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 33-55. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-217-0031-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45800 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontes Editores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject | Sujeito leitor | pt_BR |
dc.subject | Competência sociodiscursiva | pt_BR |
dc.title | A constituição do sujeito leitor em anúncios publicitários no livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A função social da leitura tem motivado constantes estudos em que a sala de aula e os livros didáticos são espaços para investigações acerca das contribuições na formação de um leitor crítico. Nesse contexto, este trabalho se constitui um recorte feito sobre a constituição do sujeito leitor partir da orientação dada por Livro Didático de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio à leitura de anúncios publicitários. A escolha por este gênero deve-se ao fato de ele ser muito presente na vida dos cidadãos e exigir que a intencionalidade do anunciante seja não somente compreendida, mas também questionada pelos receptores destes textos. É, assim, motivo suficiente para que a escola, a partir de recursos didáticos como os do livro didático, oportunize a que o aluno seja um leitor que assuma com criticidade a compreensão de anúncios.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_apbleallmlopes.pdf | 17,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.