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Tipo: Resumo
Título: Comprometimento organizacional no setor público
Autor(es): Oliveira, Evalda Rodrigues da Silva de
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Pinho, Ana Paula Moreno
Palavras-chave: Comprometimento organizacional;Produção científica;Setor público
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Evalda Rodrigues da Silva de; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; PINHO, Ana Paula Moreno. Comprometimento organizacional no setor público. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: A elevação do comprometimento das pessoas em uma organização pública constitui-se elemento importante para o alcance dos objetivos organizacionais e da qualidade no serviço público. Considerando que a literatura voltada aos estudos comportamentais do servidor público apresenta certa escassez de pesquisas, este estudo visa analisar o estágio atual da produção científica brasileira sobre o comprometimento organizacional no setor público. Por meio de uma revisão da literatura buscou-se apresentar os principais problemas investigados sobre o constructo, os antecedentes e consequentes do comprometimento, bem como as lacunas de pesquisa. Para tanto, foram investigados 80 artigos de periódicos nacionais classificados pela CAPES, na área de Administração e Psicologia, no período de 2000 a 2014, sendo 62 artigos quantitativos e 18 qualitativos, dos quais 12 artigos inserem-se no setor público. Evidenciou-se que entender o comprometimento em instituições públicas é imprescindível para o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas. O estudo revelou que os problemas mais investigados tratam das relações entre comprometimento organizacional, variáveis sociodemográficas/funcionais e satisfação no trabalho. Os antecedentes estudados foram características sociodemográficas, satisfação no trabalho, valores organizacionais, percepção de justiça e resistência à mudança, enquanto os consequentes foram bem-estar e satisfação no trabalho. Como lacuna, foi identificado a ausência de investigações sobre práticas de gestão de pessoas, bem como de estudos que explorem modelos teóricos analisando conjuntamente antecedentes e consequentes do construto. Estas evidências indicam tópicos de pesquisas relevantes para o desenvolvimento do tema.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45681
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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