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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Evalda Rodrigues da Silva de-
dc.contributor.authorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.contributor.authorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.date.accessioned2019-09-11T17:33:03Z-
dc.date.available2019-09-11T17:33:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Evalda Rodrigues da Silva de; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; PINHO, Ana Paula Moreno. Comprometimento organizacional no setor público. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45681-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.titleComprometimento organizacional no setor públicopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA elevação do comprometimento das pessoas em uma organização pública constitui-se elemento importante para o alcance dos objetivos organizacionais e da qualidade no serviço público. Considerando que a literatura voltada aos estudos comportamentais do servidor público apresenta certa escassez de pesquisas, este estudo visa analisar o estágio atual da produção científica brasileira sobre o comprometimento organizacional no setor público. Por meio de uma revisão da literatura buscou-se apresentar os principais problemas investigados sobre o constructo, os antecedentes e consequentes do comprometimento, bem como as lacunas de pesquisa. Para tanto, foram investigados 80 artigos de periódicos nacionais classificados pela CAPES, na área de Administração e Psicologia, no período de 2000 a 2014, sendo 62 artigos quantitativos e 18 qualitativos, dos quais 12 artigos inserem-se no setor público. Evidenciou-se que entender o comprometimento em instituições públicas é imprescindível para o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas. O estudo revelou que os problemas mais investigados tratam das relações entre comprometimento organizacional, variáveis sociodemográficas/funcionais e satisfação no trabalho. Os antecedentes estudados foram características sociodemográficas, satisfação no trabalho, valores organizacionais, percepção de justiça e resistência à mudança, enquanto os consequentes foram bem-estar e satisfação no trabalho. Como lacuna, foi identificado a ausência de investigações sobre práticas de gestão de pessoas, bem como de estudos que explorem modelos teóricos analisando conjuntamente antecedentes e consequentes do construto. Estas evidências indicam tópicos de pesquisas relevantes para o desenvolvimento do tema.pt_BR
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