Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45582
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Agenciando cultura visual para uma narrativa arte/educacional |
Autor(es): | Sousa, Francisco Herbert Rolim de |
Palavras-chave: | Cultura visual;Alfabetismo visual;Estética relacional |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | IFCE |
Citação: | SOUSA, Francisco Herbert Rolim de. Agenciando cultura visual para uma narrativa arte/educacional. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e Docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 199-226. |
Resumo: | Este estudo traz uma breve abordagem sobre cultura visual e sua ressonância no campo do ensino da Arte. Nesse sentido, leva em conta a expansão de seus conceitos, que passa pela ideia de alfabetização visual, empregada desde os anos 1950, nos Estados Unidos; pelo uso do termo "literacia visual", em Portugal; pela sua adaptação para o Brasil com a "abordagem triangular", pensada por Ana Mae Barbosa, até chegar a uma compreensão de "alfabetismo visual", nos termos idealizados por Fernando Hernández, cujas fronteiras de signos (linguísticos, visuais e performativos) se alargam e se imbricam, como fenômeno de simbiose. Completam esse ponto de vista as ideias de "estética relacional", formuladas por Nicolas Bourriaud, e de "pedagógia tóxica", mencionada por Maria Acaso, com reflexos no modo de como lidamos, no exercício da docência, com a realidade social e as inter-relaçôes humanas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45582 |
ISBN: | 978-85-420-0661-2 |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_fhrsousa.pdf | 17,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.