Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francisco Herbert Rolim de-
dc.date.accessioned2019-09-09T12:19:25Z-
dc.date.available2019-09-09T12:19:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisco Herbert Rolim de. Agenciando cultura visual para uma narrativa arte/educacional. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e Docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 199-226.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0661-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45582-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFCEpt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectAlfabetismo visualpt_BR
dc.subjectEstética relacionalpt_BR
dc.titleAgenciando cultura visual para uma narrativa arte/educacionalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo traz uma breve abordagem sobre cultura visual e sua ressonância no campo do ensino da Arte. Nesse sentido, leva em conta a expansão de seus conceitos, que passa pela ideia de alfabetização visual, empregada desde os anos 1950, nos Estados Unidos; pelo uso do termo "literacia visual", em Portugal; pela sua adaptação para o Brasil com a "abordagem triangular", pensada por Ana Mae Barbosa, até chegar a uma compreensão de "alfabetismo visual", nos termos idealizados por Fernando Hernández, cujas fronteiras de signos (linguísticos, visuais e performativos) se alargam e se imbricam, como fenômeno de simbiose. Completam esse ponto de vista as ideias de "estética relacional", formuladas por Nicolas Bourriaud, e de "pedagógia tóxica", mencionada por Maria Acaso, com reflexos no modo de como lidamos, no exercício da docência, com a realidade social e as inter-relaçôes humanas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_fhrsousa.pdf17,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.