Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45482
Tipo: Tese
Título : Infância e recolhimento: a educação profissional em Fortaleza na segunda metade do século XIX
Autor : Lima, Ana Cristina Pereira
Tutor: Neves, Frederico de Castro
Palabras clave : Infância;Pobreza;Trabalho;Família;Educação Profissional
Fecha de publicación : 2019
Citación : LIMA, Ana Cristina Pereira. Infância e recolhimento: a educação profissional em Fortaleza na segunda metade do século XIX. 2019. 318f. - Tese (Douorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese tem como objeto de estudo a implantação de instituições de ensino profissional na cidade de Fortaleza (CE), entre os anos 1856 e 1885, aproximadamente. Foram analisadas três instituições de recolhimento e profissionalização de crianças pobres e órfãs: O Colégio de Educandos Artífices, a Companhia de Aprendizes Marinheiros e o Colégio da Imaculada Conceição. A partir de documentos oficiais (Relatórios, Censos populacionais, Livros de tutela de órfãos, despachos da Presidência da Província), bem como ampla pesquisa nos periódicos do período e com base em memórias e romances da época, pretendeu-se analisar o cotidiano dessas instituições, a dinâmica do recolhimento, as tensões políticas que perpassavam o trato do Estado com relação à infância pobre e as formas de pensar e fazer o trabalho infantil no Ceará oitocentista. O objetivo geral do presente estudo foi compreender o projeto político de disciplinarização e qualificação do trabalho infantil na segunda metade do século XIX, destacando a atuação dos meninos e meninas recolhidos em diálogo com a dinâmica da cidade, tomando-os como sujeitos históricos na configuração do mundo do trabalho.
Abstract: This thesis has as it's study object the implantation of professional education institutions in the city of Fortaleza (CE), between the years 1856 and 1885, approximately. Three recollection and professionalization institutions of poor and orphaned children were analyzed: The Colégio de Educandos Artifíces, the Companhia de Aprendizes Marinheiros and the Colégio da Imaculada Conceição. Through the analysis of official documents (Reports, Population Censuses, orphans guardianship’s books, offices from the Provincial Presidency), as well as extensive research in periodicals from that period and also based on memories and novels from that time, it was intended to analyze the daily life of those institutions, the dynamics of the recollection, the political tensions that permeated the State's treatment of poor children and the many ways of thinking and doing child labor in eighteenth-century Ceará. The general objective of this study was to understand the political project of disciplinarization and qualification of child labor in the second half of the nineteenth century, highlighting the action of the boys and girls who were reaped in dialogue with
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45482
Aparece en las colecciones: PPGH - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tese_acplima.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.