Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45482
Type: | Tese |
Title: | Infância e recolhimento: a educação profissional em Fortaleza na segunda metade do século XIX |
Authors: | Lima, Ana Cristina Pereira |
Advisor: | Neves, Frederico de Castro |
Keywords: | Infância;Pobreza;Trabalho;Família;Educação Profissional |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | LIMA, Ana Cristina Pereira. Infância e recolhimento: a educação profissional em Fortaleza na segunda metade do século XIX. 2019. 318f. - Tese (Douorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta tese tem como objeto de estudo a implantação de instituições de ensino profissional na cidade de Fortaleza (CE), entre os anos 1856 e 1885, aproximadamente. Foram analisadas três instituições de recolhimento e profissionalização de crianças pobres e órfãs: O Colégio de Educandos Artífices, a Companhia de Aprendizes Marinheiros e o Colégio da Imaculada Conceição. A partir de documentos oficiais (Relatórios, Censos populacionais, Livros de tutela de órfãos, despachos da Presidência da Província), bem como ampla pesquisa nos periódicos do período e com base em memórias e romances da época, pretendeu-se analisar o cotidiano dessas instituições, a dinâmica do recolhimento, as tensões políticas que perpassavam o trato do Estado com relação à infância pobre e as formas de pensar e fazer o trabalho infantil no Ceará oitocentista. O objetivo geral do presente estudo foi compreender o projeto político de disciplinarização e qualificação do trabalho infantil na segunda metade do século XIX, destacando a atuação dos meninos e meninas recolhidos em diálogo com a dinâmica da cidade, tomando-os como sujeitos históricos na configuração do mundo do trabalho. |
Abstract: | This thesis has as it's study object the implantation of professional education institutions in the city of Fortaleza (CE), between the years 1856 and 1885, approximately. Three recollection and professionalization institutions of poor and orphaned children were analyzed: The Colégio de Educandos Artifíces, the Companhia de Aprendizes Marinheiros and the Colégio da Imaculada Conceição. Through the analysis of official documents (Reports, Population Censuses, orphans guardianship’s books, offices from the Provincial Presidency), as well as extensive research in periodicals from that period and also based on memories and novels from that time, it was intended to analyze the daily life of those institutions, the dynamics of the recollection, the political tensions that permeated the State's treatment of poor children and the many ways of thinking and doing child labor in eighteenth-century Ceará. The general objective of this study was to understand the political project of disciplinarization and qualification of child labor in the second half of the nineteenth century, highlighting the action of the boys and girls who were reaped in dialogue with |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45482 |
Appears in Collections: | PPGH - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tese_acplima.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.