Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45457
Tipo: Resumo
Título: A aplicabilidade do BSC para o processo estratégico das empresas de plano de saúde
Autor(es): Lima, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho
Silva, Mara Rosalia Ribeiro
Costa, Mariana Chaves
Moreira, Marcia Zabdiele
Palavras-chave: Estratégia;Empresas de plano de saúde;Balanced Scorecard
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho et al. A aplicabilidade do BSC para o processo estratégico das empresas de plano de saúde. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
Resumo: A globalização e a era da informação vêm mudando as relações de trabalho, causando diversas transformações no mundo corporativo, principalmente a partir da década de 1990. Neste período,notou-se grande avanço tecnológico e uma proliferação de diversos produtos e serviços, bem como a pulverização da participação das empresas no mercado, associada a uma busca constante pelo conhecimento e por informações. Neste contexto, o BSC foi idealizado por Robert Kaplan e David Norton em 1992 em meio a uma necessidade de buscar de novos meios de medir o desempenho das organizações. Segundo Kaplan e Norton (2001) o BSC é uma ferramenta de administração formada por um conjunto de indicadores financeiros, operacionais e de processos que proporciona aos gerentes uma visão holística de toda a empresa. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender as especificidades do BSC para as empresas operadoras de plano de saúde. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da abordagem de natureza qualitativa; quanto aos meios, caracteriza-se por pesquisa de campo, documental e bibliográfica; e quanto aos fins, é uma pesquisa descritiva e exploratória.Pode-se concluir que o objetivo desta pesquisa foi alcançado na medida em que foi possível identificar as funcionalidades do BSC na gestão estratégica da organização em estudo sob as quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45457
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsvrlima.pdf48,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.