Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45292
Type: Resumo
Title: Curso de matemática básica
Authors: Pitombeira, Suelen Almeida
Melo Júnior, Raimundo Nonato Alves de
Bezerra, Wesley de Sousa
Guimarães, Daniel Barboza
Keywords: Monitoria de graduação;Curso de matemática;Administração
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: PITOMBEIRA, Suelen Almeida et al. Curso de matemática básica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: De acordo com o MEC, o Curso de Administração foi o mais procurado no Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada em 2015 e também o curso com maior número de inscrições da Universidade Federal do Ceará no mesmo ano. Apesar desses dados, a evasão do curso ainda é notória. Muitas dessas desistências se devem ao fato do curso possuir algumas disciplinas de natureza quantitativa, e com isso os alunos encontram dificuldades provenientes de dois fatores principais: a falta de proficiência na área, resultante de deficiências adquiridas nos níveis anteriores de ensino e a falta de uma percepção clara de como os conteúdos matemáticos podem ser utilizados na prática administrativa. Em vista disso, o Projeto de Monitoria de Graduação Aplicações da Matemática na Administração criou o curso de Matemática Básica que tem por objetivo, auxiliar os estudantes das disciplinas de cálculo como também ensinar a base dos conceitos matemáticos e problemas cotidianos que aparecerão no decorrer do curso de administração. A metodologia utilizada consiste em aulas expositivas do conteúdo, por meio de definições, problemáticas, propriedades, exercícios de fixação, resoluções de dúvidas e proposições acerca da matéria contextualizada com as disciplinas de administração. As aulas são ministradas pelos bolsistas do projeto e oferece apostila do conteúdo trabalhado com conceitos e questões gabaritadas e solucionadas. O curso de Matemática Básica busca obter feedbacks dos participantes através de pesquisa, com o objetivo de melhorar as próximas edições, ouvir sugestões e críticas em relação a temas, avaliação dos monitores, como também a percepção dos alunos em relação a matemática. Sendo assim, observa-se o benefício do curso de Matemática Básica para os alunos de administração, visto a melhor clareza dos estudantes em relação as disciplinas de matemática, auxiliando e diminuindo a evasão, além da contribuição aos ministrantes da prática inicial à docência, com a utilização de habilidades de ensino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45292
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_sapitombeira.pdf49,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.