Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45291
Tipo: | Resumo |
Título : | Elaboração de material didático para uso em ambiente de aprendizagem na disciplina de física fundamental para engenharias |
Autor : | Araújo, Samuel Andrade Rodrigues Filho, Luis Gonzaga |
Palabras clave : | Material didático;Educação a distância;Mídias digitais |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | ARAÚJO, Samuel Andrade; RODRIGUES FILHO, Luis Gonzaga. Elaboração de material didático para uso em ambiente de aprendizagem na disciplina de física fundamental para engenharias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Atualmente, uma das principais ferramentas de aprendizagem utilizadas nas Universidades é o recurso multimídia. Então, tendo em vista que um dos principais objetivos do projeto Liga Engenharia é a elaboração de materiais didáticos para os alunos ingressantes, começou-se a elaborar materiais de multimídia que abordem o conteúdo de física fundamental mostrado em sala de aula pelo professor. Ao longo do ano, durante os atendimentos de monitoria, verificou-se que os alunos ingressantes apresentaram problemas parecidos, tais quais: deficiências matemáticas, falta de habilidade na hora de interpretar os conceitos físicos e dificuldade de transmitir seu raciocínio de uma maneira lógica e bem estruturada. Os materiais multimídias criados serão disponibilizados para os alunos no Ambiente Virtual (SIGAA, SOLAR, DIATec, entre outros) para que os mesmos possam revisar o assunto visto em sala de aula e aprofundar seus conhecimentos. Os materiais foram criados para minimizar os principais problemas apresentados e estão organizados de tal maneira que o aluno tenha mais facilidade de absorver a matéria, com exemplos e aplicações na engenharia. Primeiramente, os conceitos físicos são mostrados e exemplificados. Em seguida, mostra-se a abordagem matemática para aquele assunto. Por último, são disponibilizados exercícios resolvidos para que o aluno possa acompanhar a estrutura lógica que ele deve seguir ao resolver um problema de física. Espera-se que a disponibilização desses recursos multimídias facilite a aprendizagem do aluno em Física Fundamental, reduzindo assim a taxa de evasão e melhoria de seu desempenho. Também será apresentado um histograma do desempenho dos alunos nas avaliações parciais realizadas no semestre 2016.1 em comparação com os dois anos anteriores |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45291 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_saaraujo.pdf | 49,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.