Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Samuel Andrade-
dc.contributor.authorRodrigues Filho, Luis Gonzaga-
dc.date.accessioned2019-08-29T12:22:22Z-
dc.date.available2019-08-29T12:22:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Samuel Andrade; RODRIGUES FILHO, Luis Gonzaga. Elaboração de material didático para uso em ambiente de aprendizagem na disciplina de física fundamental para engenharias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45291-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleElaboração de material didático para uso em ambiente de aprendizagem na disciplina de física fundamental para engenhariaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, uma das principais ferramentas de aprendizagem utilizadas nas Universidades é o recurso multimídia. Então, tendo em vista que um dos principais objetivos do projeto Liga Engenharia é a elaboração de materiais didáticos para os alunos ingressantes, começou-se a elaborar materiais de multimídia que abordem o conteúdo de física fundamental mostrado em sala de aula pelo professor. Ao longo do ano, durante os atendimentos de monitoria, verificou-se que os alunos ingressantes apresentaram problemas parecidos, tais quais: deficiências matemáticas, falta de habilidade na hora de interpretar os conceitos físicos e dificuldade de transmitir seu raciocínio de uma maneira lógica e bem estruturada. Os materiais multimídias criados serão disponibilizados para os alunos no Ambiente Virtual (SIGAA, SOLAR, DIATec, entre outros) para que os mesmos possam revisar o assunto visto em sala de aula e aprofundar seus conhecimentos. Os materiais foram criados para minimizar os principais problemas apresentados e estão organizados de tal maneira que o aluno tenha mais facilidade de absorver a matéria, com exemplos e aplicações na engenharia. Primeiramente, os conceitos físicos são mostrados e exemplificados. Em seguida, mostra-se a abordagem matemática para aquele assunto. Por último, são disponibilizados exercícios resolvidos para que o aluno possa acompanhar a estrutura lógica que ele deve seguir ao resolver um problema de física. Espera-se que a disponibilização desses recursos multimídias facilite a aprendizagem do aluno em Física Fundamental, reduzindo assim a taxa de evasão e melhoria de seu desempenho. Também será apresentado um histograma do desempenho dos alunos nas avaliações parciais realizadas no semestre 2016.1 em comparação com os dois anos anteriorespt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_saaraujo.pdf49,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.