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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A educação especial aos olhos da lei |
Autor : | Leão, Samira Silva Mota, Bruna Germana Nunes |
Palabras clave : | Educação;Educação especial;Ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | LEÃO, Samira Silva; MOTA, Bruna Germana Nunes. A educação especial aos olhos da lei. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 556-565. |
Resumen en portugués brasileño: | A pesquisa tem como finalidade analisar os fundamentos da lei em relação à Educação especial e como se encontra diante a nossa realidade educacional. Para isso, foi necessário fazer um confronto entre a percepção desta pesquisadora, seus anseios e necessidades sobre seu trabalho e o que a literatura da área diz a respeito. Teve-se como fundamentação teórica os estudos das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Lei no 9.394/96, Minto (1996), Brasil (2003) e os Níveis e Modalidades de Educação, Educação Básica. A pesquisa se define como documental por usar um documento oficial, a lei, mais precisamente a LDB. Para análise, além desse suporte, o estudo foi embasado com aportes teóricos, que qualifica a pesquisa como bibliográfica. A construção de um sistema educacional inclusivo de verdade, quer dizer, um sistema educacional que cuide e assuma de maneira adequada e competente as peculiaridades de cada um de seus alunos, incluindo as necessidades educacionais especiais, depende da concretização de ajustes e modificações em todas as esferas do sistema educacional, o que significa envolvimento e ações ativas em todos os níveis do sistema: político, administrativo, técnico-científico e estrutural. Após analisar os fundamentos teóricos, concluí-se que ainda há muito o que ser feito para que a lei seja colocada em prática e, consequentemente, a Educação Especial possa ser inclusiva e não exclusiva. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45171 |
ISSN : | 2447 2085 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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