Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134
Type: | Resumo |
Title: | Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos |
Authors: | Araújo, Tiago Mesquita de Moraes, Jéssica Castro de Aguiar, Mayra Morena Aquino de Lima, Gabriel Victor Santana Aragão, Lucelia Maria Santos |
Keywords: | Convívio;Empatia;Aprendizagem cooperativa |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | ARAUJO, Tiago Mesquita de; et al. Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na sociedade, é percebida uma enorme diversidade de ideologias e costumes que, por muitas vezes, dificulta a relação e o trabalho em equipe entre pessoas tão diferentes. Nessa perspectiva, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará é uma ação que visa fomentar no meio acadêmico a aprendizagem através da vivência da cooperação entre estudantes de diversos cursos. Um dos pilares fundamentais que sustentam o programa é o desenvolvimento das habilidades sociais e da interação, que são trabalhados em diversas atividades que permeiam todo esse projeto, porém destacam-se as rodas vivas, que são oficinas semanais com duração aproximada de uma hora em que os estudantes compartilham suas histórias de vida. A relevância dessa atividade é explicitada, pois se espera a existência do sentimento de empatia que busca, a partir da partilha de experiências e vivências, que acontecem durantes essas reuniões, criar vínculos mais fortes, desfazer alguns preconceitos, quebrar uma série de paradigmas sociais entre os participantes do programa, tornando-os cidadãos mais humanizados. Isso consequentemente ajuda os estudantes a trabalharem eficazmente de maneira cooperativa em equipes dentro e fora da Universidade. Para avaliar a atuação das histórias de vida, este artigo busca verificar a eficácia dessa atividade na empatia e desconstrução de conceitos. Para isso, foi feita uma coleta de dados com os articuladores do programa por meio de questionários e entrevistas, identificando os fatores que levaram ou impediram o alcance do resultado desejado: comprovar a relevância dessa prática. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tmaraujo.pdf | 48,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.