Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Tiago Mesquita de | - |
dc.contributor.author | Moraes, Jéssica Castro de | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Mayra Morena Aquino de | - |
dc.contributor.author | Lima, Gabriel Victor Santana | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T14:41:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T14:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Tiago Mesquita de; et al. Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Convívio | pt_BR |
dc.subject | Empatia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title | Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na sociedade, é percebida uma enorme diversidade de ideologias e costumes que, por muitas vezes, dificulta a relação e o trabalho em equipe entre pessoas tão diferentes. Nessa perspectiva, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará é uma ação que visa fomentar no meio acadêmico a aprendizagem através da vivência da cooperação entre estudantes de diversos cursos. Um dos pilares fundamentais que sustentam o programa é o desenvolvimento das habilidades sociais e da interação, que são trabalhados em diversas atividades que permeiam todo esse projeto, porém destacam-se as rodas vivas, que são oficinas semanais com duração aproximada de uma hora em que os estudantes compartilham suas histórias de vida. A relevância dessa atividade é explicitada, pois se espera a existência do sentimento de empatia que busca, a partir da partilha de experiências e vivências, que acontecem durantes essas reuniões, criar vínculos mais fortes, desfazer alguns preconceitos, quebrar uma série de paradigmas sociais entre os participantes do programa, tornando-os cidadãos mais humanizados. Isso consequentemente ajuda os estudantes a trabalharem eficazmente de maneira cooperativa em equipes dentro e fora da Universidade. Para avaliar a atuação das histórias de vida, este artigo busca verificar a eficácia dessa atividade na empatia e desconstrução de conceitos. Para isso, foi feita uma coleta de dados com os articuladores do programa por meio de questionários e entrevistas, identificando os fatores que levaram ou impediram o alcance do resultado desejado: comprovar a relevância dessa prática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tmaraujo.pdf | 48,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.