Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Tiago Mesquita de-
dc.contributor.authorMoraes, Jéssica Castro de-
dc.contributor.authorAguiar, Mayra Morena Aquino de-
dc.contributor.authorLima, Gabriel Victor Santana-
dc.contributor.authorAragão, Lucelia Maria Santos-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:41:39Z-
dc.date.available2019-08-26T14:41:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Tiago Mesquita de; et al. Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConvíviopt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleAnálise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa sociedade, é percebida uma enorme diversidade de ideologias e costumes que, por muitas vezes, dificulta a relação e o trabalho em equipe entre pessoas tão diferentes. Nessa perspectiva, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará é uma ação que visa fomentar no meio acadêmico a aprendizagem através da vivência da cooperação entre estudantes de diversos cursos. Um dos pilares fundamentais que sustentam o programa é o desenvolvimento das habilidades sociais e da interação, que são trabalhados em diversas atividades que permeiam todo esse projeto, porém destacam-se as rodas vivas, que são oficinas semanais com duração aproximada de uma hora em que os estudantes compartilham suas histórias de vida. A relevância dessa atividade é explicitada, pois se espera a existência do sentimento de empatia que busca, a partir da partilha de experiências e vivências, que acontecem durantes essas reuniões, criar vínculos mais fortes, desfazer alguns preconceitos, quebrar uma série de paradigmas sociais entre os participantes do programa, tornando-os cidadãos mais humanizados. Isso consequentemente ajuda os estudantes a trabalharem eficazmente de maneira cooperativa em equipes dentro e fora da Universidade. Para avaliar a atuação das histórias de vida, este artigo busca verificar a eficácia dessa atividade na empatia e desconstrução de conceitos. Para isso, foi feita uma coleta de dados com os articuladores do programa por meio de questionários e entrevistas, identificando os fatores que levaram ou impediram o alcance do resultado desejado: comprovar a relevância dessa prática.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tmaraujo.pdf48,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.