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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45054
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de engenharias |
Autor : | Brandão, Jorge Carvalho Magalhães, Elisângela Bezerra Costa, Emília Lima da |
Palabras clave : | Erros;Estratégias;Cálculos |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia |
Citación : | BRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; Costa, Emília Lima da. Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de engenharias. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano. 9. n.28, p.30-41, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45054 |
ISSN : | 1987 1179 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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