Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45054
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de engenharias |
Autor(es): | Brandão, Jorge Carvalho Magalhães, Elisângela Bezerra Costa, Emília Lima da |
Palavras-chave: | Erros;Estratégias;Cálculos |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia |
Citação: | BRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; Costa, Emília Lima da. Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de engenharias. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano. 9. n.28, p.30-41, 2015. |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45054 |
ISSN: | 1987 1179 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_jcbrandao.pdf | 234,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.