Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45024
Tipo: | Resumo |
Título: | Formação permanente em educação física escolar: implicações para a prática pedagógica. |
Autor(es): | Andrade, Cesar Augusto Barroso de Mesquita, Naiara Pinto Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palavras-chave: | Formação continuada;Prática pedagogica;Educação física |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ANDRADE, Cesar Augusto Barroso de; MESQUITA, Naiara Pinto; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Formação permanente em educação física escolar: implicações para a prática pedagógica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumo: | Em Fortaleza, no período de 2010 a 2014 foram ofertados pelo Instituto de Educação Física e esportes (IEFES-UFC), cursos de formação continuada ao professorado da rede pública municipal e estadual. Foram ofertadas quase 500 vagas no total ao longo dos 04 anos. As formações Tecendo saberes em movimento para o ensino da educação física, realizado em 2010 no instituto de educação física e esportes; Formação Permanente e qualificação Docente em Educação Física, desenvolvido em 2011 no instituto de educação física e esportes; Integrando Saberes na formação permanente em educação física escolar, ofertado em 2013 no instituto de educação física e esportes; Saberes em Ação na formação permanente de professores de educação física e esportes. O presente trabalho se propõe a verificar as contribuições na pratica pedagógica que os cursos de formação permanente oferecidos pelo instituto de Educação Física e esportes na pratica (IEFES). Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa descritiva abordagem transversal, foram entrevistados 8 professores que participaram das formações entre os anos de 2010 e 2014 por meio de um questionário estruturado. Foi possível inferir que as formações ofertadas pelo instituto de Educação Física e Esportes trazem mudanças para trabalho docente daqueles que frequentaram os cursos, a partir de algumas falas nota-se que determinados conteúdos e metodologia de ensino foram ressignificadas à medida que os professores conseguiam entender a metodologia colaborativa onde os mesmos são ativos no seu processo formativo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cabandrade.pdf | 48,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.