Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45024
Tipo: Resumo
Título: Formação permanente em educação física escolar: implicações para a prática pedagógica.
Autor(es): Andrade, Cesar Augusto Barroso de
Mesquita, Naiara Pinto
Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Formação continuada;Prática pedagogica;Educação física
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ANDRADE, Cesar Augusto Barroso de; MESQUITA, Naiara Pinto; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Formação permanente em educação física escolar: implicações para a prática pedagógica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Em Fortaleza, no período de 2010 a 2014 foram ofertados pelo Instituto de Educação Física e esportes (IEFES-UFC), cursos de formação continuada ao professorado da rede pública municipal e estadual. Foram ofertadas quase 500 vagas no total ao longo dos 04 anos. As formações Tecendo saberes em movimento para o ensino da educação física, realizado em 2010 no instituto de educação física e esportes; Formação Permanente e qualificação Docente em Educação Física, desenvolvido em 2011 no instituto de educação física e esportes; Integrando Saberes na formação permanente em educação física escolar, ofertado em 2013 no instituto de educação física e esportes; Saberes em Ação na formação permanente de professores de educação física e esportes. O presente trabalho se propõe a verificar as contribuições na pratica pedagógica que os cursos de formação permanente oferecidos pelo instituto de Educação Física e esportes na pratica (IEFES). Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa descritiva abordagem transversal, foram entrevistados 8 professores que participaram das formações entre os anos de 2010 e 2014 por meio de um questionário estruturado. Foi possível inferir que as formações ofertadas pelo instituto de Educação Física e Esportes trazem mudanças para trabalho docente daqueles que frequentaram os cursos, a partir de algumas falas nota-se que determinados conteúdos e metodologia de ensino foram ressignificadas à medida que os professores conseguiam entender a metodologia colaborativa onde os mesmos são ativos no seu processo formativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cabandrade.pdf48,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.