Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970
Tipo: Resumo
Título : O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa
Autor : Ximenes, Maria Mayara Souza
Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso
Lucena, Frederico Marx Borges
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Palabras clave : Interação;Formação;Aprendizagem cooperativa
Fecha de publicación : 2016
Citación : XIMENES, Maria Mayara Souza; et al. O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) tem em sua base a criação de células estudantis, grupos de estudos, com objetivos de promover a integração dos mais variados cursos da Universidade Federal do Ceará e formar profissionais mais proativos e habilitados ao trabalho em grupo. Como forma de organização dos grupos, são dadas oficinas para os membros novatos, com intuito de apresentar a metodologia do PACCE, cuja fundamentação baseia-se em seus cinco pilares da aprendizagem cooperativa: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Dessa forma, são montados diversos grupos com membros veteranos e novatos que durante o semestre realizam um processo de formação cujos participantes se apropriam de forma prática dos conceitos e dos pilares que fundamentam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Ao início de cada formação ou atividade do PACCE, são realizadas dinâmicas, com intuito de favorecer a interação dos participantes que ainda não se conhecem, denominadas quebra-gelos. Essas dinâmicas grupais introduzem determinados assuntos, dinamizando e tirando, um pouco, a inibição inicial dos participantes. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a aplicação de quebra-gelos favorece à relação de confiança e união entre os membros de formação e sua preparação para novas situações em grupo. Para isso, inicialmente, foi feito um diagnóstico onde se listou as atividades de integração em grupo que puderam ser enquadradas como quebra-gelo e também se aplicou um questionário com 30 bolsistas que passaram pelo processo de formação. Espera-se assim, verificar se de atividades como as de quebra-gelos favorecem melhorias no processo de interação e sinergia entre os bolsistas do PACCE. Vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento e seus resultados serão apresentados posteriormente.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_mmsximenes.pdf49,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.