Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXimenes, Maria Mayara Souza-
dc.contributor.authorBizerra, Deibyson Uchôa Barroso-
dc.contributor.authorLucena, Frederico Marx Borges-
dc.contributor.authorFeitosa, Adriana Madja dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:51:34Z-
dc.date.available2019-08-21T14:51:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationXIMENES, Maria Mayara Souza; et al. O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleO quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) tem em sua base a criação de células estudantis, grupos de estudos, com objetivos de promover a integração dos mais variados cursos da Universidade Federal do Ceará e formar profissionais mais proativos e habilitados ao trabalho em grupo. Como forma de organização dos grupos, são dadas oficinas para os membros novatos, com intuito de apresentar a metodologia do PACCE, cuja fundamentação baseia-se em seus cinco pilares da aprendizagem cooperativa: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Dessa forma, são montados diversos grupos com membros veteranos e novatos que durante o semestre realizam um processo de formação cujos participantes se apropriam de forma prática dos conceitos e dos pilares que fundamentam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Ao início de cada formação ou atividade do PACCE, são realizadas dinâmicas, com intuito de favorecer a interação dos participantes que ainda não se conhecem, denominadas quebra-gelos. Essas dinâmicas grupais introduzem determinados assuntos, dinamizando e tirando, um pouco, a inibição inicial dos participantes. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a aplicação de quebra-gelos favorece à relação de confiança e união entre os membros de formação e sua preparação para novas situações em grupo. Para isso, inicialmente, foi feito um diagnóstico onde se listou as atividades de integração em grupo que puderam ser enquadradas como quebra-gelo e também se aplicou um questionário com 30 bolsistas que passaram pelo processo de formação. Espera-se assim, verificar se de atividades como as de quebra-gelos favorecem melhorias no processo de interação e sinergia entre os bolsistas do PACCE. Vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento e seus resultados serão apresentados posteriormente.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mmsximenes.pdf49,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.