Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ximenes, Maria Mayara Souza | - |
dc.contributor.author | Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso | - |
dc.contributor.author | Lucena, Frederico Marx Borges | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Adriana Madja dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T14:51:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T14:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | XIMENES, Maria Mayara Souza; et al. O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title | O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) tem em sua base a criação de células estudantis, grupos de estudos, com objetivos de promover a integração dos mais variados cursos da Universidade Federal do Ceará e formar profissionais mais proativos e habilitados ao trabalho em grupo. Como forma de organização dos grupos, são dadas oficinas para os membros novatos, com intuito de apresentar a metodologia do PACCE, cuja fundamentação baseia-se em seus cinco pilares da aprendizagem cooperativa: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Dessa forma, são montados diversos grupos com membros veteranos e novatos que durante o semestre realizam um processo de formação cujos participantes se apropriam de forma prática dos conceitos e dos pilares que fundamentam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Ao início de cada formação ou atividade do PACCE, são realizadas dinâmicas, com intuito de favorecer a interação dos participantes que ainda não se conhecem, denominadas quebra-gelos. Essas dinâmicas grupais introduzem determinados assuntos, dinamizando e tirando, um pouco, a inibição inicial dos participantes. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a aplicação de quebra-gelos favorece à relação de confiança e união entre os membros de formação e sua preparação para novas situações em grupo. Para isso, inicialmente, foi feito um diagnóstico onde se listou as atividades de integração em grupo que puderam ser enquadradas como quebra-gelo e também se aplicou um questionário com 30 bolsistas que passaram pelo processo de formação. Espera-se assim, verificar se de atividades como as de quebra-gelos favorecem melhorias no processo de interação e sinergia entre os bolsistas do PACCE. Vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento e seus resultados serão apresentados posteriormente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mmsximenes.pdf | 49,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.