Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970
Tipo: | Resumo |
Título: | O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa |
Autor(es): | Ximenes, Maria Mayara Souza Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso Lucena, Frederico Marx Borges Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
Palavras-chave: | Interação;Formação;Aprendizagem cooperativa |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | XIMENES, Maria Mayara Souza; et al. O quebra-gelo como forma de unir e promover a sinergia de um grupo de formação em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) tem em sua base a criação de células estudantis, grupos de estudos, com objetivos de promover a integração dos mais variados cursos da Universidade Federal do Ceará e formar profissionais mais proativos e habilitados ao trabalho em grupo. Como forma de organização dos grupos, são dadas oficinas para os membros novatos, com intuito de apresentar a metodologia do PACCE, cuja fundamentação baseia-se em seus cinco pilares da aprendizagem cooperativa: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Dessa forma, são montados diversos grupos com membros veteranos e novatos que durante o semestre realizam um processo de formação cujos participantes se apropriam de forma prática dos conceitos e dos pilares que fundamentam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Ao início de cada formação ou atividade do PACCE, são realizadas dinâmicas, com intuito de favorecer a interação dos participantes que ainda não se conhecem, denominadas quebra-gelos. Essas dinâmicas grupais introduzem determinados assuntos, dinamizando e tirando, um pouco, a inibição inicial dos participantes. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a aplicação de quebra-gelos favorece à relação de confiança e união entre os membros de formação e sua preparação para novas situações em grupo. Para isso, inicialmente, foi feito um diagnóstico onde se listou as atividades de integração em grupo que puderam ser enquadradas como quebra-gelo e também se aplicou um questionário com 30 bolsistas que passaram pelo processo de formação. Espera-se assim, verificar se de atividades como as de quebra-gelos favorecem melhorias no processo de interação e sinergia entre os bolsistas do PACCE. Vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento e seus resultados serão apresentados posteriormente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44970 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mmsximenes.pdf | 49,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.