Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885
Type: | Resumo |
Title: | Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
Authors: | Eduardo, João Pedro Osawa Vaz Marinho, Carlos Sergio da Silva Carvalho, Windson Viana de Lima Neto, Ernesto Trajano de Mendonça Junior, Glaudiney Moreira Moreira, Leonardo Oliveira |
Keywords: | Coding Dojo;Aprendizagem;Programação de Computadores |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | DUARDO, João Pedro Osawa Vaz; et al. Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como estratégia de ensino/aprendizagem no âmbito da aplicação de conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da aplicação da metodologia Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico do local, comunicação, equipamentos e resolução dos desafios de programação. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou público-alvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal estudar as três formas mais recorrentes da metodologia Coding Dojo e verificar qual a melhor metodologia para participantes que não são totalmente da área das exatas. Além disso, pretende-se elaborar uma proposta de Coding Dojo para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC possui uma natureza interdisciplinar e discentes que estudam conhecimentos das áreas de computação, humanas e artes. Portanto, pretende-se mostrar a aplicação da metodologia Coding Dojo em um curso onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente da área de exatas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jpoveduardo.pdf | 49,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.