Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eduardo, João Pedro Osawa Vaz | - |
dc.contributor.author | Marinho, Carlos Sergio da Silva | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Windson Viana de | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, Ernesto Trajano de | - |
dc.contributor.author | Mendonça Junior, Glaudiney Moreira | - |
dc.contributor.author | Moreira, Leonardo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T17:12:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T17:12:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DUARDO, João Pedro Osawa Vaz; et al. Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coding Dojo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Programação de Computadores | pt_BR |
dc.title | Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como estratégia de ensino/aprendizagem no âmbito da aplicação de conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da aplicação da metodologia Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico do local, comunicação, equipamentos e resolução dos desafios de programação. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou público-alvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal estudar as três formas mais recorrentes da metodologia Coding Dojo e verificar qual a melhor metodologia para participantes que não são totalmente da área das exatas. Além disso, pretende-se elaborar uma proposta de Coding Dojo para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC possui uma natureza interdisciplinar e discentes que estudam conhecimentos das áreas de computação, humanas e artes. Portanto, pretende-se mostrar a aplicação da metodologia Coding Dojo em um curso onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente da área de exatas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jpoveduardo.pdf | 49,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.