Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810
Tipo: | Resumo |
Título : | O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC |
Autor : | Maia, Igor Gouveia Soares Júnior, Jair Lino Farias, Gilmar Alves Santos, Maria José Costa dos |
Palabras clave : | Evasão discente;Pedagogia;TERCOA - Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MAIA, Igor Gouveia; et al. O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | A evasão dos estudantes é um fator presente em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Vários são os fatores que levam os graduandos a abandonar seus cursos, destacamos, dentre eles: falta de adaptação, ausência de recursos financeiros, escolha equivocada do curso etc. Assim, no que se refere aos cursos de licenciaturas, a evasão está fortemente ligada ao desprestígio social e a baixa remuneração da profissão docente. Esta é uma situação preocupante, uma vez que, a evasão nesses cursos pode gerar “um apagão” de professores no futuro. Nisso, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), possui o Programa de Monitoria de Projetos de Graduação, o qual busca reduzir a evasão nos cursos de graduação a partir da concessão de bolsas a estudantes em projetos que favoreçam a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação. Neste contexto o projeto de monitoria Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (TERCOA) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, objetivamos elaborar e executar atividades que possibilitassem a melhor integração dos alunos, o sentimento de pertencimento ao curso e a construção da identidade profissional do Pedagogo. Para tanto, realizamos atividades diversas, como seminários, debates sobre o curso, acolhimento aos alunos ingressantes, guia de percurso, fanpage para informar eventos e editais etc. Os resultados analisados a partir de depoimentos de estudantes, sobre as ações do projeto, oportunizaram constatar que este, age como um relevante aporte, na diminuição da evasão discente, bem como, aproxima mais o Pedagogo do curso. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_igmaia.pdf | 49,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.