Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Igor Gouveia | - |
dc.contributor.author | Soares Júnior, Jair Lino | - |
dc.contributor.author | Farias, Gilmar Alves | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-19T17:29:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-19T17:29:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Igor Gouveia; et al. O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão discente | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | TERCOA - Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A evasão dos estudantes é um fator presente em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Vários são os fatores que levam os graduandos a abandonar seus cursos, destacamos, dentre eles: falta de adaptação, ausência de recursos financeiros, escolha equivocada do curso etc. Assim, no que se refere aos cursos de licenciaturas, a evasão está fortemente ligada ao desprestígio social e a baixa remuneração da profissão docente. Esta é uma situação preocupante, uma vez que, a evasão nesses cursos pode gerar “um apagão” de professores no futuro. Nisso, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), possui o Programa de Monitoria de Projetos de Graduação, o qual busca reduzir a evasão nos cursos de graduação a partir da concessão de bolsas a estudantes em projetos que favoreçam a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação. Neste contexto o projeto de monitoria Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (TERCOA) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, objetivamos elaborar e executar atividades que possibilitassem a melhor integração dos alunos, o sentimento de pertencimento ao curso e a construção da identidade profissional do Pedagogo. Para tanto, realizamos atividades diversas, como seminários, debates sobre o curso, acolhimento aos alunos ingressantes, guia de percurso, fanpage para informar eventos e editais etc. Os resultados analisados a partir de depoimentos de estudantes, sobre as ações do projeto, oportunizaram constatar que este, age como um relevante aporte, na diminuição da evasão discente, bem como, aproxima mais o Pedagogo do curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_igmaia.pdf | 49,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.