Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Igor Gouveia-
dc.contributor.authorSoares Júnior, Jair Lino-
dc.contributor.authorFarias, Gilmar Alves-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2019-08-19T17:29:41Z-
dc.date.available2019-08-19T17:29:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMAIA, Igor Gouveia; et al. O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão discentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTERCOA - Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagempt_BR
dc.titleO Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão dos estudantes é um fator presente em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Vários são os fatores que levam os graduandos a abandonar seus cursos, destacamos, dentre eles: falta de adaptação, ausência de recursos financeiros, escolha equivocada do curso etc. Assim, no que se refere aos cursos de licenciaturas, a evasão está fortemente ligada ao desprestígio social e a baixa remuneração da profissão docente. Esta é uma situação preocupante, uma vez que, a evasão nesses cursos pode gerar “um apagão” de professores no futuro. Nisso, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), possui o Programa de Monitoria de Projetos de Graduação, o qual busca reduzir a evasão nos cursos de graduação a partir da concessão de bolsas a estudantes em projetos que favoreçam a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação. Neste contexto o projeto de monitoria Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (TERCOA) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, objetivamos elaborar e executar atividades que possibilitassem a melhor integração dos alunos, o sentimento de pertencimento ao curso e a construção da identidade profissional do Pedagogo. Para tanto, realizamos atividades diversas, como seminários, debates sobre o curso, acolhimento aos alunos ingressantes, guia de percurso, fanpage para informar eventos e editais etc. Os resultados analisados a partir de depoimentos de estudantes, sobre as ações do projeto, oportunizaram constatar que este, age como um relevante aporte, na diminuição da evasão discente, bem como, aproxima mais o Pedagogo do curso.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_igmaia.pdf49,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.