Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44805
Tipo: Resumo
Título : Preparando os alunos de ciências sociais para o mercado de produção: apresentação do método quantitativo em prática de pesquisa II
Autor : Melo, Isabel de Assis
Aquino, Jakson Alves de
Palabras clave : Prática profissional;Metodologia quantitativa;Docentes de Ciências Sociais
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MELO, Isabel de Assis; AQUINO, Jakson Alves de Aquino. Preparando os alunos de ciências sociais para o mercado de produção: apresentação do método quantitativo em prática de pesquisa II. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: É sabido que rotina profissional de um cientista social é marcada pela constante produção de trabalhos analíticos. Seja bacharelado ou licenciatura, o aluno de ciências sociais deve, no decorrer do curso e após sua conclusão, estar apto a produzi-los. Tendo isso em vista, é necessário todo um esforço pessoal para aprendizado, mas também é papel da universidade proporcionar aos alunos o domínio das ferramentas que possam ajudá-lo na produção acadêmica, apresentar-lhes os métodos de pesquisa e incentivá-los com programas de ensino que abordem todos os tipos de produção. Em meio a uma predominância do método qualitativo na produção científica das Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, em que a grande maioria dos professores está inclinado para o mesmo e até o Projeto Político Pedagógico não abre muito espaço para o método quantitativo para que possa ser apresentado aos alunos do curso, faz-se necessário conhecer o que os alunos consideram a respeito do tema. É nesse contexto que este trabalho apresenta um relato de experiência de uma aluna bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), mais precisamente do Programa de Monitoria, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. O relato aborda aspectos da metodologia quantitativa no meio dos alunos de Ciências Sociais e a experiência da aluna bolsista frente à perspectiva e desenvoltura dos alunos quando em contado com o método quantitativo, algo não tão recorrente no curso. É observado como o método é visto pelos alunos, quais suas dificuldades, perspectiva frente ao método como ferramenta de explicação de realidade social, tudo descoberto no decorrer do desenvolvimento das atividades realizadas na disciplina de Prática de Pesquisa II.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44805
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_iamelo.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.