Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Isabel de Assis-
dc.contributor.authorAquino, Jakson Alves de-
dc.date.accessioned2019-08-19T17:20:13Z-
dc.date.available2019-08-19T17:20:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELO, Isabel de Assis; AQUINO, Jakson Alves de Aquino. Preparando os alunos de ciências sociais para o mercado de produção: apresentação do método quantitativo em prática de pesquisa II. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44805-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectMetodologia quantitativapt_BR
dc.subjectDocentes de Ciências Sociaispt_BR
dc.titlePreparando os alunos de ciências sociais para o mercado de produção: apresentação do método quantitativo em prática de pesquisa IIpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ sabido que rotina profissional de um cientista social é marcada pela constante produção de trabalhos analíticos. Seja bacharelado ou licenciatura, o aluno de ciências sociais deve, no decorrer do curso e após sua conclusão, estar apto a produzi-los. Tendo isso em vista, é necessário todo um esforço pessoal para aprendizado, mas também é papel da universidade proporcionar aos alunos o domínio das ferramentas que possam ajudá-lo na produção acadêmica, apresentar-lhes os métodos de pesquisa e incentivá-los com programas de ensino que abordem todos os tipos de produção. Em meio a uma predominância do método qualitativo na produção científica das Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, em que a grande maioria dos professores está inclinado para o mesmo e até o Projeto Político Pedagógico não abre muito espaço para o método quantitativo para que possa ser apresentado aos alunos do curso, faz-se necessário conhecer o que os alunos consideram a respeito do tema. É nesse contexto que este trabalho apresenta um relato de experiência de uma aluna bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), mais precisamente do Programa de Monitoria, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. O relato aborda aspectos da metodologia quantitativa no meio dos alunos de Ciências Sociais e a experiência da aluna bolsista frente à perspectiva e desenvoltura dos alunos quando em contado com o método quantitativo, algo não tão recorrente no curso. É observado como o método é visto pelos alunos, quais suas dificuldades, perspectiva frente ao método como ferramenta de explicação de realidade social, tudo descoberto no decorrer do desenvolvimento das atividades realizadas na disciplina de Prática de Pesquisa II.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_iamelo.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.