Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699
Type: Capítulo de Livro
Title: Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
Authors: Mc Donald, Brendan Coleman
Keywords: Avaliação escolar;Educação;Ensino médio;Aprendizagem escolar
Issue Date: 2003
Publisher: Editora UFC
Citation: MC DONALD, Brendan Coleman; Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 24-40.
Abstract in Brazilian Portuguese: O primeiro problema que o educador encontra em seus esforços para avaliar a aprendizagem do aluno, com os sistemas atualmente em vigor, é o fato de que aprendizagem é algo que acontece no cérebro e, consequentemente. não pode ser observada diretamente. É através do desempenho do aluno que tentamos verificar até que ponto houve aprendizagem. [...] E para complicar mais uma situação já difícil, aprendizagem e desempenho não são sinônimos. Um aluno, por exemplo, que estudou muito e realmente aprendeu uma determinada matéria, na prova, por motivos de nervosismo ou cansaço etc. pode ter um desempenho fraco, levando o professor a crer que a aprendizagem não foi adequada. O contrário também pode acontecer. Um aluno Que não aprendeu a matéria, mas conseguiu colar de um colega, pode mostrar um desempenho perfeito!! Aprendizagem escolar, então, não pode ser avaliada diretamente e, uma avaliação indireta, com tantas variáveis envolvidas, corre o risco de ser imperfeita. Com isso em mente, quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que vendo as enormes dificuldades ou impossibilidade de efetuar uma avaliação científica e precisa na aprendizagem escolar querem abolir a avaliação escolar completamente. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699
ISBN: 85-7282-131-7
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_capliv_bcmcdonald.pdf9,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.