Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.date.accessioned2019-08-13T18:34:01Z-
dc.date.available2019-08-13T18:34:01Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMC DONALD, Brendan Coleman; Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 24-40.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-131-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.titleProblemas na avaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO primeiro problema que o educador encontra em seus esforços para avaliar a aprendizagem do aluno, com os sistemas atualmente em vigor, é o fato de que aprendizagem é algo que acontece no cérebro e, consequentemente. não pode ser observada diretamente. É através do desempenho do aluno que tentamos verificar até que ponto houve aprendizagem. [...] E para complicar mais uma situação já difícil, aprendizagem e desempenho não são sinônimos. Um aluno, por exemplo, que estudou muito e realmente aprendeu uma determinada matéria, na prova, por motivos de nervosismo ou cansaço etc. pode ter um desempenho fraco, levando o professor a crer que a aprendizagem não foi adequada. O contrário também pode acontecer. Um aluno Que não aprendeu a matéria, mas conseguiu colar de um colega, pode mostrar um desempenho perfeito!! Aprendizagem escolar, então, não pode ser avaliada diretamente e, uma avaliação indireta, com tantas variáveis envolvidas, corre o risco de ser imperfeita. Com isso em mente, quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que vendo as enormes dificuldades ou impossibilidade de efetuar uma avaliação científica e precisa na aprendizagem escolar querem abolir a avaliação escolar completamente. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_capliv_bcmcdonald.pdf9,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.